3 FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA STARTUPS

09FEV

Para Josh Gordon, evangelizador do Tensorflow, plataforma de machine learning do Google, ferramentas de inteligência artificial já podem ser usadas em processos operacionais de startups. ?As barreiras técnicas e os custos de investimento diminuíram consideravelmente. Já existem diversas soluções abertas e gratuitas para empreendedores?, diz.


Um dos mentores escolhidos para acompanhar a terceira edição do Google Launchpad Accelerator, Gordon apontou três possibilidades de aplicação de tecnologias de inteligência artificial para pequenas e médias empresas. ?Esse tipo de tecnologia é uma ferramenta essencial para tomar decisões baseadas em informações?, afirma. Veja a seguir.

Reconhecimento de imagem
Empresas que lidam com grandes volumes de dados visuais podem adotar plataformas de machine learning para automatizar processos de análise de imagens. É o caso das startups de telemedicina que usam ferramentas de reconhecimento visual para filtrar exames com possibilidades de diagnósticos críticos.

Recomendações para consumidores
Sistemas de recomendação de texto (como a função de preenchimento automático do Google), são plataformas eficientes para gerar leads e facilitar pesquisas de consumidores. Esse tipo de tecnologia é particularmente forte em nichos orientados por comparações de preços e produtos, como o varejo eletrônico.

Reconhecimento de voz
Popularizados pelo uso de assistentes virtuais de smartphones, sistemas de reconhecimento de voz despontaram como importantes ferramentas de engajamento e relacionamento. Esse tipo de tecnologia também vêm ganhando força em áreas ligadas à inclusão de pessoas com deficiência visual.  

*O jornalista viajou a convite do Google