9 DICAS PARA SEU ALMOÇO DE NEGÓCIOS SER UM SUCESSO

24JAN

 No meio empreendedor, um almoço pode significar muito mais do que uma simples refeição. Considerado parte da cultura corporativa, o evento é palco de importantes reuniões entre empresários. E como em muitos desses encontros negócios são fechados, é importante saber como se comportar.


O empreendedor e colunista da revista Inc., Chris Dessi, apontou uma série de dicas para que o seu encontro de negócios se torne um almoço de sucesso. Chegar antes, saber o que vai pedir e não dispensar um cafezinho são recomendações básicas. Confira as dicas:

1. Saiba o que vai pedir com antecedência.

Para o CEO da Silverback Social, é importante que o empreendedor chegue para o almoço com o seu pedido já decidido. Melhor ainda se o estabelecimento onde a reunião acontecer for um local conhecido ? assim você já sabe exatamente o que escolher. Outra recomendação é comer algo leve.

2. Não escolha um restaurante barulhento

Não esqueça que você está lá para conduzir uma reunião de negócios ? e não em um happy hour. Então a recomendação é optar por um local silencioso, onde o encontro possa ter sequência sem maiores interferências externas.

3. Fácil acesso

É importante que o restaurante esteja localizado em um local de fácil acesso. Se optar por um local mais afastado, dê as recomendações corretas ? e não poupe detalhes. Além disso, diga como você vai estar vestido. Para o CEO, não há nada pior do que entrar em um restaurante sem saber quem você está procurando.

4. Chegue antes

Além de passar uma boa impressão, chegar adiantado permite que você confira o local com antecedência. Mas, caso se atrase, peça desculpas e dê sequência ao encontro. Este tipo de situação acontece e as pessoas costumam compreender.

5. Desligue e guarde o celular

Nem na mesa, no colo ou no bolso. Nesta hora, o celular deve ficar bem longe de você. Dessa forma, o empreendedor transmite para o seu convidado a importância daquele encontro, sem permitir que interrupções causadas pelo telefone atrapalhem a reunião.

6. Não beba

A não ser que você celebre um acordo fechado, ou a cultura do local onde o encontro está sendo realizado permita, é recomendável não beber álcool durante esse tipo de encontro. Segundo o CEO, os almoços em que ele não bebeu foram os mais efetivos.

7. Faça uma recomendação

Algumas pessoas têm dificuldades para tomar decisões. Caso este seja o caso da sua companhia, não deixe de fazer recomendações de pratos ou bebidas. Para o CEO, se ela aceitar e gostar da dica, você ganhará um ponto.

8. Tome um café

O café é um bom momento para lembrar de coisas que deixou passar durante o almoço. Por isso, não deixe de pedir um café, chá ou até mesmo um copo d?água. Pode ser a sua oportunidade de fechar o negócio

9. Pague a conta

O colunista enfatiza: nunca deixe o convidado pagar a conta. Nunca. Na hora de fechar importantes negócios, sempre se adiante e pague a conta sem que a companhia note. No máximo, permita que a sua companhia seja a responsável pela gorjeta. Mas não mais do que isso.